Carta do Padre Geral - 11 - Dezembro 2010

Nosso Diretório Espiritual e nossa Missão como Oblatos de Sales no Século 21: Desafios e Oportunidades
Primeira parte

Estimados coirmãos,

            Recentemente estive em Benin, como parte da visita à Província Francesa. Foi-me pedido de partilhar lá algumas reflexões sobre o tema acima. Dividi-o em duas partes: a primeira parte consiste numa olhada em nossas origens, a visão de fundação do nosso fundador e a importância central do nosso Diretório Espiritual; a segunda parte é uma partilha sobre alguns desafios e oportunidades que vejo para nós Oblatos no século 21.
Apresento aqui alguns tópicos da primeira parte, e pretendo apresentar a segunda parte na próxima Carta.

1. Uma visão holística: remprimir o Evangelho
Antes de focalizar nossa missão como Oblatos de São Francisco de Sales no século 21 é certamente bom e útil primeiro olhar para a origem de nossa Congregação. Para discernir nossa missão em nossos dias é necessário manter a intenção do nosso venerável fundador no início da Congregação. Por que temos sido fundados? O que a Igreja espera de nós? Em tempos difíceis é bom voltar a esses pontos.
Nosso fundador falou sobre nosso carisma e nossa missão específica aos Oblatos de Sales bem no começo da nossa existência como Congregação. Quando ele fala sobre a as razões porque fundar uma nova Congregação, ele lembra diversas Ordens e Congregações que tinham tido suas origens na história para responder a uma necessidade do povo de Deus: os jesuítas, os beneditinos, os franciscanos, os dominicanos, etc.
Quando ele fala sobre nossa origem e nossa missão, ele faz uma importante distinção. Ele diz: “Se você considera o que nós fazemos, não se percebe nada de novo. Tomemos educação: um grande número de Ordens Religiosas ocupa-se com isso. Missões no exterior: há muitas Ordens missionárias que fazem isso. Direção espiritual: este é o ministério geral dos clérigos. Mas, se não há nada de novo no que fazemos, nada fora do ordinário, por que então começar algo novo? Para responder esta questão inevitável, precisamos situar-nos num nível que não é o das aparências, o nível das coisas que podem ser vistas e compreendidas por qualquer um. Qual é então a natureza deste ministério?”
Como percebemos, ao partilhar abertamente as questões que estão em seu coração e em sua mente, nosso fundador indica já uma direção. A origem de nossa fundação precisa ser colocada, diz ele, “num nível que não é o das aparências”. Em outras palavras, a razão da existência da nossa Congregação não consiste nem na educação, nem em missões no exterior e nem na direção espiritual, embora, evidentemente, estes são meios para colocar nosso carisma em prática.
Padre Brisson dá-se conta de algo importante: “Nossa sociedade, digo eu, não é mais aquela de São Francisco de Assis, de Santo Inácio... Uma sociedade cristã já não existe mais” “Que tipo de ajuda nossa sociedade necessita?... O que nós vamos fazer?”
“Uma sociedade cristã já não existe mais”. Como ele faz em outros momentos críticos, nos quais ele teve que tomar decisões relacionadas à nossa Congregação, ele se refere à Boa Madre. “Precisamos fazer o que a Boa Madre tem dito. Precisamos reimprimir o Evangelho. Imprimir um evangelho novo? Não! É sempre o mesmo evangelho. Existe somente um, mas precisa ser apresentado num modo novo à multidão de almas. Precisamos trazer o Salvador, a Ele mesmo, de modo que ele presida este empreendimento”.

Poderíamos dizer que ambos os nossos veneráveis fundadores tiveram aqui uma sábia visão. Em nossos dias nós iríamos certamente chamá-la de visão holística, da qual segue uma missão holística. O que a sociedade necessita não são fragmentos do evangelho, mas o evangelho em si mesmo. O povo necessita conhecer e ser instruído sobre os pontos fundamentais da vida cristã. É tempo não de focalizar em partes específicas do evangelho, mas no ponto central, no coração da vida cristã, significa, voltar ao evangelho.

Como sabemos, Santa Joana de Chantal testemunhou que São Francisco de Sales era o Salvador andando de novo sobre a terra. Ele viveu os ensinamentos do evangelho num modo holístico. Nosso carisma como Oblatos segue disso: é o espírito de São Francisco de Sales; e também nossa missão, que é viver e divulgar este espírito salesiano (Constituição 14).

Parece-me que uma das consequências principais desta visão holística e missão holística é que nós, ao invés de focalizar em projetos, deveríamos focalizar em nosso carisma e em nossa missão como Oblatos. Nossa missão como Oblatos vai além da meta de qualquer dado projeto histórico. Cada projeto é um meio histórico de servir e de trabalhar com o povo, mas concentrando todas as nossas energias em um dado projeto histórico poderia ser um meio para nossa própria frustração. Projetos têm seus inícios e seus fins; nossa missão se caracteriza por dar uma longa e mais estável orientação para nossas vidas.

2 – O Diretório Espiritual e vida interior
Como preparar-nos e capacitar-nos para podermos “reimprimir o evangelho”? Como podemos alcançar tal identificação interior com Jesus Cristo? Nosso fundador é direto e claro: pela prática do Diretório Espiritual: “O Diretório Espiritual não é nada mais do que o evangelho em ação”. Ele continua: “Que todos os vossos empreendimentos e todas as vossas ações sejam material e espiritualmente penetrados com o Diretório. Que as obras de vossas mãos, as obras de vossas inteligências – tudo – seja realizado a partir deste ponto de vista”.
 
3 - “Fora deste espírito verdadeiro de S. Francisco de Sales nós não somos nada”
São Francisco de Sales foi como o Salvador andando sobre a terra. Ele alcançou tal santidade de vida vivendo o Diretório Espiritual. Enquando ia compondo o Diretório, ele ia guiando sua vida pelo Diretório.
Falando sobre outras congregações religiosas “que têm tomado o nome de São Francisco de Sales”, nosso fundador se pergunta: “Que vantagem temos nós sobre eles?” E sem duvidar, ele responde com clareza: “Eles não têm o Diretório”. E quais são as consequências disso? De novo ele vai direto à resposta: “Eles não têm a intimidade do pensamento, da vida e do espírito dos Santo doutor. Nós, pelo contrário, forçamos a nós mesmos de levar e de realizar em nós mesmos a vida do Santo, seu pensamento, suas intenções, sua conduta e seu modo de agir, sua alma em sua totalidade. Esta é nossa tarefa, nosso ministério”. E definitivamente este ministério coloca-nos como Oblatos “num nível que não é o das aparências”. Seguir Jesus Cristo, no espírito de São Francisco de Sales, formados pelo Diretório Espiritual: isso conduz-nos a uma identidade interior, ao nível das coisas que não “podem ser vistas e compreendidas por qualquer um”. Nosso venerável fundador convenceu-se tanto disso que chegou a fazer uma afirmação forte: “Fora deste verdadeiro espírito de S. Francisco de Sales nós não somos nada, e não podemos fazer nada por nós mesmos. É muito importante, porém, que nós sejamos alguém, e que nós realizemos alguma coisa. Todo segredo está aí, meu amigos”.

Uma atualização da Causa do nosso Venerável Fundador

Depois do Decreto de Venerabilidade de nosso Fundador, o próximo passo agora é o de haver reconhecido um milagre que tenha acontecido através de sua intercessão. Há um caso documentado sobre a cura rápida de um menino de oito anos de idade, que havia sido ferido gravemente num de seus pés. Isso aconteceu em 1953 em Alausi, Equador. Em outubro último a Postuladora da Causa de Beatificação do nosso Fundador, a Irmã Madeleine-Thérèse Dechambre, O.S.F.S., foi informada que os dois médicos nominados pela Congregação deram um relatório positivo. Eles fizeram simplesmente um primeiro estudo do milagre. Isso significa que agora o próximo passo é haver a Consulta Médica, o encontro de cinco médicos, que deverão apresentar depois seu relatório e sua posição. Esta é a fase medico-legal.  A questão é saber se a cura pode ser sustentada como não explicável naturalmente. Nós não sabemos quando esse encontro vai acontecer. Em caso que essa fase termine positivamente, então o próximo passo seria o encontro dos teólogos. Enquanto isso, continuemos a rezar pela sua beatificação.

Obras do Padre Brisson na página da internet

Padre Hebert Winklehner, como membro da Comissão Internacional dos Estudos Salesianos (ICSS), está trabalhando intensamente na página da internet www.louisbrisson.org . Ele diz: “Um projeto é a digitação das obras do Padre Brisson e colocando-as na página da internet. A versão francesa de toda obra já está online, graças à edição Millennium, do Pe. Rogerio Balducelli”. Também a versão alemã dos retiros e dos sermões do nosso fundador já estão na página da internet. Aproveito para expressar o reconhecimento e o agradecimento, em nome de toda Congregação, ao Pe. Winklehner, assim como a todos os membros da ICSS, pelo trabalho maravilhoso pela Congregação e por toda família salesiana.

Província Francesa: tempo de transição

Há apenas algumas semanas atrás retornei da visita canônica à Província Francesa. Pe. Sebastian Leitner me acompanhou por motivo de tradução. Eu gostaria de partilhar com todos vocês algumas informações e reflexões.
Inciamos a visita em Benin, onde ficamos cinco dias. Há três comunidades em Benin: a comunidade da “casa mãe”, a comunidade de formação (há neste momento quatro noviços), e a comunidade da paróquia São Francisco de sales.
É realmente bom ver os ministérios nos quais nossos coirmãos lá estão envolvidos. Além dos esforços em relação à formação inicial de Oblatos no Benin, pude testemunhar a crescente influência de nossos coirmãos na Igreja local. Nós estamos trabalhando numa muito promissora paróquia, na coordenação da Cáritas diocesana, na capelania da Universidade, e em outras inciativas pastorais, como a anual Maratona Salesiana.
Dois principais projetos previstos são a futura casa de formação em Abidjan (Costa do Marfim), e o internato para acolher estudantes universitários. Evidentemente, um desafio grande é como financiar esses projetos. Neste momento, há seis escolásticos do Benin fazendo seus estudos em Lyon, enquanto que moram em Craponne. Mas a ideia é que, no futuro, o escolasticado seja em Abidjan.
Depois de visitor Benin nós fomos à França: Troyes, Craponne, Mercury e Annecy. A escola São Bernardo em Troyes é um dos desafios para os coirmãos na Província. O número dos coirmãos capazes de trabalhar é sempre menor. Cuidar dos coirmãos idosos requer iniciativas e dedicação. A questão de unir-se com coirmãos de outras Províncias (com a Província Italiana, ou caminhando para uma Província Europeia) surgiu sempre de novo. A ideia de ter na França uma comunidade internacional de Oblatos voltou sempre de novo. Olhando para o futuro, a questão de nossa presença no país onde nós fomos fundados é realmente um ponto a ser considerado por toda a Congregação.
Depois de concluir a visitação, e com o consentimento dos membros do Conselho Geral, nomeei o Padre Bruno Lecoin como o próximo Provincial. Rezemos para que Deus o guie neste ministério. Padre Lecoin vai assumir na Festa de São Francisco de Sales, no próximo dia 24 de janeiro de 2011, com os novos membros do conselho Provincial, que serão eleitos no Capítulo Provincial entre Natal e Ano Novo, e deverão ser ratificados pelo Conselho Geral.
Eu gostaria de expressar minha gratidão de todo coração ao Padre Michel Tournade, que está terminando seu período de 12 anos como Superior Provincial. Muito obrigado!

Província Sulamericana

Em janeiro de 2011 vai acontecer o Capítulo Provincial, no qual as novas lideranças da Província serão eleitas.
Em Haiti exatamente nestes dias um terreno está sendo comprado. O propósito é de ter no futuro lá a casa para a formação. Neste momento há diversos postulantes em Haiti, e os escolásticos e noviços (que iniciarão o noviciado no início de 2011) do Haiti estão no Brasil.

Missão na Índia: cinco profissões perpétuas

Não soa tão comum em nossos dias ouvir que cinco escolásticos fazem profissão perpétua juntos. No inícios de janeiro de 2011 nós teremos em Bangalore esta cerimônia especial. Padre Konrad Esser vai estar lá em nome do governo geral.
Este evento representa com certeza uma passo importante em nossa Missão na Índia. Certamente em breve teremos mais alguns coirmãos servindo em ministérios pastorais a Igreja na Índia. Vamos manter esses cinco escolásticos em nossas orações, assim como toda a missão na Índia.
Nossos coirmãos na Índia estão muito motivados com o projeto da escola, o qual foi aprovado pelo Conselho Geral. Este projeto é um sonho alimentado durante diversos anos. Agora o tempo chegou, e muito trabalho é necessário fazer até que este projeto se torne uma realidade. É bom ver muita boa energia entre os coirmãos na Índia, o que é necessário para assumir tal empreendimento.

2011: Comissão Preparatória

            No ano de 2011 vamos concentrar-nos na preparação do Capítulo Geral de 2012. Padre Markus Kraxberger (endereço eletrônico: kraxberger@gmx.de), com a assistência de Dominik Nguyen (endereço eletrônico: dominikhien@yahoo.com) vai presidir a Comissão Preparatória. Espera-se que todas as Províncias/Region escolham os membros da Comissão Prepartória até o máximo janeiro de 2011, e enviem esta informação ao Padre Kraxberger. Ele vai então enviar as informações sobre os passos que conduzem ao 19º Capítulo Geral.
Nós estamos consicentes da importância de uma Capítulo Geral para nossa Congregação. Como estamos passando por um tempo crítico para a vida religiosa, tal encontro com coirmãos de todo mundo é um momento especial para nós, para olhar para nossa situação atual, e para tomar decisões em relação ao nosso futuro. Este é o motivo pelo qual eu gostaria de renovar o convite a todos vocês, meus estimados coirmãos, de envolver-se na preparação do Capítulo Geral.
O encontro do Conselho Geral com a Comissão Preparatória está marcado para agosto de 2011, e vai acontecer em Annecy, no prédio totalmente novo, construído junto à casa da comunidade local.

Endereço eletrônico da comunidade do Generalato

Se você gostaria de fazer contato com nossa comunidade do Generalato em Roma para fins de visitas, solicitando informações, etc, por favor use o seguinte endereço eletrônico: generaliziaosfs@yahoo.it .

Agenda

Estou concluindo esta Carta antes de partir para o Brasil. No dia 13 de dezembro celebrarei com as Irmãs da Visitação em São Paulo a conclusão do ano jubilar. Depois disso estarei visitando a Província Sulamericana, e participar do Capítulo Provincial em janeiro de 2011.
Durante a primeira semana de fevereiro próximo o Conselho Geral terá o seu encontro em Haus Overbach, na Alemanha.
Mais tarde, durante o primeiro semestre de 2011, juntamente com o Padre Konrad Esser, farei a visita canônica à Província de Toledo-Detroit, a qual estará também em processo de discernimento para a escolha da próxima adminstração da Província.
No início de agosto acontecerá o encontro do Conselho Geral com a Comissão Preparatória, em Annecy. No final, os membros do Conselho Geral permanecerão para mais três dias de reunião.
Estou grato a vocês todos por unirem-se a mim e ao Conselho Geral com suas preciosas orações.

Desejo a cada um de vocês um abençoado Advento e um Feliz Natal!

Em nossos santos salesianos e nossos veneráveis fundadores,

 

Fr. Aldino José Kiesel, OSFS
Superior Geral