Carta do Padre Geral - 5 - Agosto 2008

 

Vida Religiosa: Profecia nas culturas de hoje? (continuação)

Dando continuidade à reflexão sobre o tema da Vida Religiosa e profecia, desejo apresentar aqui três pontos: dois deles à luz da recente Assembléia da União dos Superiores Gerais, e o terceiro a partir do nosso Diretório Espiritual.

  1. Profecia da Vida Religiosa nos documentos da Igreja

Em sua Exortação Apostólica VITA CONSECRATA o Papa João Paulo II retomou o caráter profético da vida consagrada. Isso é destacado na sessão dos números 84 a 95 do documento.
Ele começa com uma afirmação básica: “De fato, o profetismo é inerente à vida consagrada enquanto tal, devido ao radicalismo do seguimento de Cristo e da consequente dedicação à missão que o caracteriza” (VC 84).
Fazendo um apanhado histórico, o Papa lembra que, desde os Santos Padres, o caráter profético tem marcado o itinerário da vida consagrada, especialmente pelo testemunho de tantas mulheres e homens consagrados que exerceram um autêntico ministério profético. Ao referir-se à situação do mundo de hoje, João Paulo II afirma que “torna-se urgente um vigoroso testemunho profético por parte das pessoas consagradas” (VC 85). E ele destaca alguns elementos da vida consagrada que possuem força profética hoje: o testemunho da primazia de Deus, a vida fraterna, a coerência entre o anúncio e o testemunho de vida.
De modo especial, é a própria vivência dos conselhos evangélicos que é profética hoje. Ele destaca três grandes desafios, os quais se constituem numa provocação para as pessoas consagradas hoje. 1) A cultura hedonista constitui-se na primeira provação, diante da qual respondemos com o voto da castidade: “A pessoa consagrada atesta que aquilo que é visto como impossível pela maioria da gente, torna-se, com a graça do Senhor Jesus, possível e verdadeiramente libertador” (VC 88). 2) Diante da provocação que vem do materialismo ávido de riqueza, nossa resposta é a pobreza evangélica a serviço dos pobres, “vivendo um estilo de vida fraterna inspirada por critérios de simplicidade e de hospitalidade” (VC 89-90). 3) Diante da provocação das concepções de liberdade desligadas do respeito à pessoa humana, propomo-nos, a exemplo de Cristo, a obedecer à vontade do Pai, fazendo da mesma nosso alimento diário (VC 91).

  1. A crise do profeta e do povo prepara para uma nova experiência de Deus. A crise na Vida Religiosa hoje prepara-nos para uma nova experiência de Deus?

A história bíblica do profeta Elias é um paradigma de quem vai descobrindo e conhecendo quem é Deus. Ele realizou uma experiência marcante de Deus, narrada no capítulo 19 do Primeiro Livro dos Reis. Conhecemos o fato. No monte Horeb (onde já Moisés havia se encontrado com Deus) Elias, em momento de forte crise em sua vida, esperava pela aparição de Deus. Ele esperava que Deus se revelasse a ele nas formas tradicionais: furacão, terremoto, fogo. Espera inútil! Ele deu-se conta que os sinais tradicionais da presença de Deus eram lâmpadas apagadas. Ele não podia mais apoiar-se nos mesmos pilares do passado. Experimentou a força do silêncio de Deus. Sua crise revela a crise de todo um povo – o povo no exílio da Babilônia - em busca de Deus. Era hora de deixar Deus revelar-Se de modo novo e surpreendente. Era hora de deixar Deus ser Deus.
E Deus surpreendeu-o na brisa suave. É a experiência que desperta para uma nova imagem de Deus. Elias experimentou Deus naquilo que parecia ser a Sua ausência. A brisa suave é a experiência do próprio exílio que tinha destruído tudo o que dava segurança ao povo: templo, rei e posse da terra. A sensação de derrota, de morte e de secularização em que se encontrava o povo no cativeiro é percebida agora como momento kairótico. Deus se revela na interminável noite escura da crise. É a força do silêncio de Deus na crise que conduz a uma conversão radical, em busca de uma nova imagem de Deus. As expressões que apresentam Deus como pai e como mãe, presentes no livro do profeta Isaías, assim como a figura do servo servidor, revelam essa nova imagem de Deus. Qual é a conversão que a brisa suave do silêncio de Deus pede hoje da Vida Religiosa em meio à crise?

  1. Diretório Espiritual e profetismo

O Prefácio não é parte original do Diretório Espiritual. Originalmente ele foi escrito por  São Francisco de Sales para as Constituições da Visitação. Depois, para destacar a importância do Diretório Espiritual para nós Oblatos, foi acrescentado o Prefácio no início. Ele quer motivar-nos para que o Diretório Espiritual tenha realmente o lugar central em nossa vida. “Só pelo Diretório seremos Oblatos de São Francisco de Sales”, nos diz nosso fundador (Retiro, 1886).
O Prefácio começa com um convite – “Vinde” – a identificar-nos interiormente com personagens bíblicos marcantes: Josué (sucedeu Moisés, conduzindo o povo para dentro da Terra Prometida), Ezequiel (enviado por Deus para manter viva a esperança do povo na dura experiência do exílio da Babilônia), e João Evangelista (homem de Deus em meio à perseguição da Igreja em seu início). Todos a serviço de um povo sofrido e perseguido. A todos é feito o mesmo convite: alimentar-se do Livro da Lei, comê-lo, devorá-lo. Em outras palavras, os ensinamentos do Senhor devem ser digeridos e transformarem-se em carne e osso na pessoa do profeta. São palavras fortes, diretas, e que não escondem a necessidade do sofrimento no caminho da transformação interior: “Ele vos dará amargura interiormente, pois vos conduz à mortificação perfeita do amor próprio”. Esse foi o processo interior que aconteceu na vida dos profetas; esse é o processo que se coloca diante da nossa vida como Oblatos. Qual será a consequência? – “Vossa mais amarga amargura converter-se-á na suavidade de uma paz abundante e sereis cumulados da verdadeira felicidade”. A abundância da paz e a autêntica felicidade serão experiementadas por quem tem a coragem de mergulhar no processo de transformação interior. A ressurreição experimenta somente quem, de alguma maneira, passa pela sexta-feira santa.
Deus deixa claro que o profeta, para ser eficaz em sua missão divina em meio ao povo, precisa, primeiro ele, passar pelo processo de conversão. Como Oblatos é-nos colocada a mesma condição.
O Prefácio segue com um pedido, marcado igualmente por expressões fortes: “sede fortes, firmes, constantes, invariáveis; e permanecei assim, a fim de que nada vos separe de Jesus Cristo”. É um programa de vida! Por detrás está subentendido o fato de que a nossa vida como Oblatos é uma luta constante. Chegar ao ponto de poder dizer “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois e Cristo que vive em mim” (Gál 2,20) requer uma disposição interior marcada pela firmeza, perseverança e fortaleza. O Prefácio nos deixa claro qual deve ser a nossa postura interior para crescermos cada dia em nossa identidade como Oblatos. Ao profeta bíblico e ao Oblato lança-se sempre de novo o mesmo convite: “Vinde!”

Os processos de fusão em andamento na Congregação

A definitiva acolhida dos coirmãos da comunidade da Suíça como membros da Província da Áustria-Alemanha do Sul está sendo efetivada na Assembléia em Fockenfeld neste mês de agosto. Num documento preparado pelo Conselho da Província da Áustria-Alemanha do Sul e os coirmãos da Suíça, e aprovado pelo Conselho Geral, estão registradas as condições desta acolhida oficial na nova Província. Agradeço ao Padre Konrad Esser que, durante muitos anos, foi o elo de união entre o Conselho Geral e a comunidade na Suíça, e que ultimamente coordenou o processo da integração na Província da  Áustria-Alemanha do Sul.

A unificação oficial entre as Províncias da Áustria-Alemanha do Sul e Alemanha está prevista para acontecer no dia 1º de julho de 2009. Todos os passos estão sendo dados neste sentido. No encontro entre os membros de ambas as Províncias em agosto de 2008 em Fockenfeld vai ser dado o primeiro passo no processo de eleição do governo da futura Província. Está prevista uma visita canônica durante o primeiro semestre do ano que vem nas Províncias em processo de fusão.

Neste mês de setembro, durante o retiro e assembléia dos membros das Regiões de Keimoes e Keetmanshoop em Pella, acontecerá a eleição do governo da futura Região. Oficialmente a fusão está prevista a realizar-se em dezembro próximo.

Tenhamos presente em nossas orações todos esses processos de fusão. Oxalá eles ajudem os coirmãos a crescerem na união de coração e na renovação da missão como Oblatos.

Diretório Geral e Necrologia: nova edição

O nosso livro atual “General Directory and Necrology” foi editado em 2006. Como sabemos, os dados contidos nele estão em constante mudança, o que requer continauamente uma atualização das informações. Apesar de que essas informações estão disponíveis na página da internet (www.desalesoblates.org), o Conselho Geral achou por bem encaminhar uma nova edição. Sabemos que nem todos os coirmãos têm acesso normal à internet. Além disso, consideramos que é sinal de unidade entre todos nós e, em muitas ocasiões, é mais prático termos à disposição o livro. Após consulta com os Superiores Provinciais e Regionais, decidimos editar dois volumes separados: um O Diretório Geral e o outro A Necrologia. O material já foi impresso na Índia (por motivo de preço mais vantajoso). Dentro em breve a nova edição deverá chegar nas sedes das Províncias e Regiões.
Todo o trabalho de preparar o material para ser editado foi realizado pelo senhor Hans Angleitner. Como vocês verão, no livro Necrologia ele acrescentou algumas novas informações sobre os coirmãos que já partiram para a casa do Pai. Além da informção do ano de falecimento, da idade e da Província/Região a qual pertencia o coirmão, foram acrescentados dados como: principal ministério exercido, onde trabalhou, onde faleceu, etc. O senhor Angleitner acrescentou as informações que estavam disponíveis a ele. Esse enriquecimento certamente é apreciado por todos nós. Solicito aos coirmãos que conhecem outras informações sobre coirmãos já falecidos, que as enviem ao senhor Angleitner (e-mail: gym-dachsberg@eduhi.at). Além disso, lembro a necessidade de informar o senhor Angleitner sempre que houver novas informações a respeito de coirmãos (admissão ao noviciado, primeiros votos, renovação de votos, profissão perpétua, ordenação, transferências, falecimento, etc.). Em caso de informar sobre o falecimento de um coirmão, por favor envie a ele um breve resumo da vida do falecido. Se você constatar uma informação equivocada no Diretório Geral ou na Necrologia, por favor comunique a ele também. Ele está sempre pronto para adicionar ou alterar informações em nossa página internacional na internet.
Aproveito para agradecer, em nome de todos os coirmãos, ao senhor Hans Angleitner por sua incansável dedicação em preparar todo o material para ser editado.

ICSS: atividades e programação

Olhando para a bi-anual publicação da Comissão Internacional de Estudos Salesianaos – ICSS – vemos a grande variedade de iniciativas que estão sendo tomadas, e que têm por objetivo levar o espírito salesiano ao coração de tantas pessoas. A edição da revista ICSS Newsletter de março de 2008, além de uma bem elaborada síntese das celebrações em Troyes por ocasião do centenário da morte do nosso fundador, traz a informação das mais recentes publicações, tanto de livros como de revistas e de artigos. Destaco as obras “Human Encounter in the Salesian Tradition” (diversos autores), e a biografia de Pe. Luis Brisson, de autoria de Pe. Dirk Koster, OSFS. A Província da Áustria elaborou diversos materiais, referentes ao Ano do Padre Brisson, a serem utilizados pelos meios de comunicação social.
Aproveito para convidar a visitar nossa página na inernet www.louisbrisson.org . Nesta página, em “Obras” encontram-se obras recentes, como a edição completa Millennium dos retiros, conferências e pregações do nosso fundador, obra essa preparada por Padre Roger Balducelli, OSFS, ao qual agradecemos de todo coração.
Expresso aqui a mais cordial gratidão ao Padre Joseph Chorpenning, OSFS, presidente da ICSS, e aos demais membros dessa Comissão, pelo valioso serviço a toda a grande família salesiana.
Lembro que estamos em anos que nos convidam a voltar às fontes. Neste ano de 2008, centenário da morte do fundador, além de outras iniciativas, estamos realizando a nossa novena na primeira sexta-feira do mês. O ano de 2009 convida-nos a redescobrir o tesouro espiritual contido na Introdução à Vida Devota, no 4º centenário da sua publicação. Em 2010 as Irmãs da Vistação de Santa Maria celebrarão 400 anos de fundação.

Formação

Como sabemos, no encontro do ano passado em DeSales University criamos a função do Coordenador Geral da Formação, assumida por Padre Lewis Fiorelli, meu predecessor. O primeiro serviço confiado a ele já está em fase bem adiantada. Refiro-me à criação da página na internet dedicada à formação (formation.salesoblates.org , user name: osfs). Esta página já contém diversas informações. Em especial os formadores estão convidados a ajudar a aprimorar essa página com mais informações sobre a formação em sua Província/Região, e com textos – nas mais diversas línguas - para serem usados na formação. Convido a todos a visitarem essa página da internet, e a darem sugestões. Seria bom se essa página se tornasse uma “sala de visita” para “encontros” entre formadores e formandos da Congregação.
Uma outra tarefa confiada ao Padre Fiorelli é a de programar para o futuro um encontro de formação na área salesiana para nossos formadores. Já há algumas idéias sobre tema, a extensão, o número de participantes e o financiamento deste encontro. Na próxima reunião do Conselho Geral vamos debater esse assunto, junto com o Padre Fiorelli.

Fundo de Missão Chablais – Comissão de Distribuição

O Conselho Geral aprovou recentemente a proposta da Comissão de Distribuição de fundos em relação à partilha do fundo disponível para ser distribuído neste ano. A partilha ficou assim definida (em dólares): Região de Keimoes: 12.000; Região de Keetmanshoop: 12.000; Missão na Índia: 16.000; Província da América do Sul (Haiti): 14.000; Província da França (Benin): 46.000.

Peregrinação Salesiana para Jovens

No mês de junho foi realizada em Annecy uma peregrinação salesiana envolvendo Oblatos e jovens de nossas escolas. Foi a primeira experiência neste sentido, como fruto de uma orientação aprovada pelo Capítulo Geral de 2006.
Estiveram presente jovens de três escolas nossas: Salesianum (Wilmington), Saint Michel (Annecy) e Colegio y Liceo Mariano (Montevidéu). Ao todo participaram mais de 30 pessoas, entre Oblatos, estudantes e professores. Foi uma experiência marcante para os participantes, de acordo com o testemunho de diversos deles.
Agradeço a todos que programaram esta peregrinação e os que dela participaram. Minha gratidão especial aos Padres Bill McCandless e Bruno Lecoin, que tiveram a iniciativa e coordenaram este evento.
Agora está sendo pensado um passo seguinte. A idéia principal é a de programar uma outra peregrinação, tentando dessa vez envolver todas as nossas escolas.

Encontro de Oblatos Jovens da Europa

Durante a última semana de julho encontraram-se 13 Oblatos jovens da Europa em Annecy e arredores. Foi o primeiro evento que se realizou com esse caráter. O grupo esteve na casa de férias em La Frasse, localizada nos Alpes, perto de Annecy. Temas como a vida e obras de nosso fundador, e a compreensão de São Francisco de Sales sobre a Eucaristia foram aprofundados. Apesar de os participantes terem sido de diferentes países, o espírito fraterno e salesiano fez superar o desafio das diferentes línguas.
            Para daqui a dois anos está programado um próximo encontro semelhante, que será preparado pelos Padres Michel Tournade e Sebastian Leitner.

Encontro dos Superiores Maiores em 2009

O ano de 2009 será marcado pela recordação dos 400 anos de publicação da Introdução à Vida Devota. Esse fato levou o Conselho Geral a decidir pela realização do Encontro dos Superiores Maiores em Annecy. O encontro será na semana de 26 de julho (domingo, dia de chegada) até 1º de agosto (sábado, dia de partida). Dedicaremos dois dias à obra Filotéia e três dias a assuntos de interesse de toda Congregação. Mais tarde enviarei uma correspondência a todos os Superiores Maiores com maiores informações sobre esse encontro.

Índia: compromisso pastoral e nova casa de formação

Apesar dos desafios, nossa missão na Índia continua trazendo alegrias e esperanças. Logo mais teremos a ordenação do 12º presbítero Oblato na Índia. Nesses dias está sendo assinado o contrato com o bispo da diocese de Vijayawda, para assumirmos a Paróquia de Vangutur, que será nosso primeiro ministério pastoral na Índia. Essa paróquia localiza-se no estado de Andhra Pradesh, região mais no centro-leste do país.
Iniciar um compromisso pastoral assumindo uma paróquia representa, sem dúvida, um passo muito importante da nossa presença missionária naqele país. Felicitamos ao Padre Mathew Mukkath e os membros do seu Conselho pela coragem de dar esse passo, com o apoio e a aprovação do Conselho Geral. Em nome de toda a Congregação, expresso nossa alegria e nosso orgulho pela seriedade com que nossos jovens coirmãos na Índia – com a sábia ajuda dos Padres Josef Költringer e Alfred Smuda – estão dando passos firmes, levando nossa presença como Oblatos a novas regiões no país. Peço a todos que continuem a ter nossa missão na Índia em suas orações.
Por causa de alteração no programa de formação, durante três anos não há noviciado na Índia. Mas a previsão é de iniciar um novo grupo de noviços em maio do ano que vem. O noviciado será em Samarpanaram, mas, no futuro, o plano é que esse programa de formação seja desenvolvido em Eluru, perto da paróquia que estamos assumindo. A previsão é que, temporariamente, esse local será usado pelos nossos estudantes de Teologia.

Constitução 330

Eu gostaria de recordar aos governos de nossas Províncias e Regiões em relação ao conteúdo da nossa Constituição número 330. Os atos previstos nesse número precisam da aprovação do Conselho Geral para sua validade.

Agenda

Em agosto participo por uma semana em Fockenfeld do retiro anual dos coirmãos das Províncias de língua alemã. Em seguida haverá a assembléia geral.
Na segunda quinzena de setembro estarei visitando os coirmãos das Regiões de Keimoes e de Keetmanshoop, e participando do retiro e Assembléia em Pella. Nessa ocasião será eleita a liderança (Superior Regional e Conselheiros) da nova Região, cuja unificação será oficializada em inícios de dezembro próximo.
Em novembro e inícios de dezembro, juntamente com o Assistente Padre Konrad Esser, iremos visitar as missões do Haiti, Equador e Bahia (Brasil), da Província Sul-Americana. Depois disso, permecerei no Brasil para orientar o retiro dos coirmãos, que será ao redor da festa de São Francisco de Sales, em janeiro próximo.
No início de fevereiro de 2009 teremos a reunião do Conselho Geral em Mônaco.
Depois, ainda no primeiro semestre do ano que vem, está planejada a visita aos nossos coirmãos na Índia, e também o acompanhamento do processo de unificação das Províncias da Alemanha e Áustria-Alemanha do Sul.

 

Pe. Aldino José Kiesel,osfs
Superior Geral